top of page

Odontogramas

O material selecionado para download foi aprovado pelos diretores da ABOV.

É importante lembrar que você, mesmo não sendo associado, pode baixar e utilizar os odontogramas com as seguintes condições:

1 - citar e manter autoria na ficha.
2 - não realizar modificações sem informar os autores.

Odontogramas são documentos para registro dos trabalhos odontológicos, seja consulta, exame ou tratamento. Recomenda-se que o profissional tome nota de todas as informações relevantes ao caso, tendo em mente que se trata de um documento com valor legal.

Ficha de Consulta:

A ficha de consulta foi idealizada para documentar o relato do cliente (anamnese) além de reforçar a importância do profissional investigar o histórico médico (antecedentes mórbidos). Há uma área para anotar dados de estado geral, manejo alimentar e cuidados de saúde oral. Muitos destes dados são altamente relevantes para a compreensão do estado do paciente, inclusive para realização da anestesia geral por um profissional especializado em anestesiologia.

Outro dado importante na investigação das afecções orais é saber se o paciente já passou em atendimento anterior com um profissional especializado ou não. Supõe-se que há diferenças na conduta de um colega que tem estudos em odontologia veterinária e os que atendem casos de afecções orais sem embasamento técnico.

A ficha de consulta apresenta três gráficos distintos:

- O desenho das cabeças: servem para fazer anotações referentes à assimetrias, aumentos de volume ou mesmo fístulas extra-orais.

- O desenho da boca aberta: oferece a oportunidade do profissional tomar nota de alterações em tecidos moles como palato, gengiva e mucosas orais.

- O desenho do crânio: permite anotações sobre alterações buco-maxilares e dentárias.

Autor: Prof. Marco Leon (Leon-Roman, 2020)

- Odontograma - Ficha de consulta


Ficha de Exame Clínico:

Pensando na documentação completa do procedimento odontológico especializado, a ficha de exame clínico deve ser usada com o paciente sob anestesia geral. O cirurgião pode trabalhar sozinho neste momento, porém as anotações seriam mais rapidamente realizadas com ajuda de um auxiliar. Com uso da sonda periodontal e explorador dentário, o profissional coletará dados sobre bolsa periodontal (BP), mobilidade dentária (MD), exposição de furca (EF), cálculo (C), gengivite (G) entre outros, sendo que as anotações devem ser realizadas utilizando a numeração do sistema arábico (1, 2, 3, etc), mesmo que a classificação em grau utilize o sistema latino ( I, II e III).

Ou seja, uma retração gengival de 5mm pode ser anotada simplesmente com o uso do numeral "5". Já o acúmulo de cálculo de grau II deve ser anotado com o uso do numeral arábico "2".

A ficha ainda permite anotar alterações em tecidos moles da cavidade oral e informar alterações das estruturas como ossos e dentes.

Autor: Prof. Marco Leon (Leon-Roman, 2020)

- Odontograma - Ficha de exame clínico



Ficha de Tratamento Periodontal:

(em breve - está em edição / revisão)

Ficha de Tratamento Endodôntico:

(em breve - está em edição / revisão)

Ficha de Cirugia Oral:

(em breve - está em edição / revisão)

abov-material.jpg
bottom of page