Início Diretoria Programação Científica COBOV Filie-se Contatos
 
 
Cursos On-line
Palavra do Presidente
Nomeclatura
Download ABOV
Vantagens ABOV

Dicas de Saúde Oral > Dicas Escovação

Segredos para conseguir higienizar a boca do seu Pet

1) Inicialmente, para realizar à escovação, apenas levante os lábios, sem abrir a boca do animal.

2) Cobrir os olhos do animal antes de levar a escova de dentes até a cavidade oral, assim o medo é minimizado, uma vez que o animalzinho não sabe o que vai acontecer.

3) Usar pasta de dente que tenha sabor agradável para seu pet e de uso exclusive veterinário.

4) Escovas de dentes veterinárias possuem tamanhos e modelos totalmente exclusivos e adaptáveis de acordo com o porte do animal, tanto para cães como para gatos. O uso de dedeiras também é uma boa opção antes de iniciar com a escova de dentes.

5) O processo de condicionamento para realizer a escovação dental é fundamental. Para isso, podemos seguir 3 etapas, as quais vão progredindo a cada uma a duas semanas: a) fazer o animal lamber a pasta de dente e iniciar leve massagem com os dedos nos dentes anteriores e face vestibular dos posteriors; b) colocar uma gaze ao redor do dedo, e repetir o mesmo procedimento anterior, porem com agora com maior abrasevidade; c) introduzir a escova de dentes, com cerdas macias, fazendo movimentos da gengiva para a coroa.

6) E o mais importante, para tornar esse momento prazeroso para seu cão, deve-se dar algum tipo de recompense, como petisco, carinho e passeio.

Profa.Dra Víviam Pignone
Diretora ABOV
 

 
Associação Brasileira de Odontologia Veterinária (ABOV) Gestão 2015-2017