Início Diretoria Programação Científica COBOV Filie-se Contatos
 
 
Cursos On-line
Palavra do Presidente
Nomeclatura
Download ABOV
Vantagens ABOV

Dicas de Saúde Oral > Dicas Escovação

Escolhendo a escova e pasta-de-dentes para seu Pet

Sempre que pensamos em escovação dentária, a primeira pergunta que fazemos é: qual pasta-de-dentes usar.

É importante salientar que durante a nossa própria escovação dentária, o mais importante é a ação mecânica das cerdas sobre nossos dentes, removendo a pelicula aderida (placa bacteriana) sobre a superfície dentária, e não a quantidade de pasta que colocamos.

O mesmo principio se aplica aos nossos pets: é importante realizar uma boa ação mecânica sobre seus dentes.

A primeira "escova" que podemos utilizar é nosso próprio dedo. Realizando um "carinho" sobre os dentes e gengiva de nosso amigão, começaremos a aprender a realizar a manipulação da sua cavidade oral.

Numa segunda etapa, utilizar uma gaze enrolada no dedo, sem necessidade de molhar ou de adicionar pasta, a ação mecânica realizada sobre a superfície dentária tem excelente resultado.

Para uma perfeita escovação, podemos utilizar uma escova-de-dentes, e ai vêm a grande pergunta: qual escova utilizar ?

Escovas e escovas

No mercado pet, existem diversas marcas de escova-de-dentes para cães e gatos. A principal característica delas é que a cabeça da escova está voltada para fora, ao contrário da nossa escova, que tem as cerdas voltadas para dentro.

Porém, quando comparado o produto nacional com o importado (ex: EUA), notamos que as cerdas dos produtos nacionais são extremamente duras, podendo lesar gengiva, causando desde ulceras até retração gengival.

Existem as dedeiras, que tem cerdas macias de borracha, porém estas cerdas não promovem nenhuma ação mecânica sobre a remoção de placa bacteriana e, portanto, sem utilidade.

Pensando na qualidade das cerdas, a melhor opção acaba sendo escolher uma escova-de-dentes infantil, facilmente encontrada no supermercado ou farmácia. O ideal é adquirir uma escova de cabeça pequena e cerdas macias.

Pasta-de-dentes

Apesar do mais importante ser a ação mecânica das cerdas sobre a superfície dentária, removendo a placa bacteriana aderida, a pasta-de-dentes tem uma importante função: aumentar a eficácia da escovação.

Normalmente, os dentifrícios são pastas que contem particulas de sílica em sua composição, aumentando a abrasão sobre a superfície dentária, funcionando como se fosse uma "lixa", removendo qualquer mancha ou impureza.

A diferença entre a pasta humana e veterinária: a ausência de sabão e fluor na composição dos dentifrícios para pets. Ambos os compostos podem causar efeitos colaterais ou mesmo intoxicação. Outra característica interessante é que as pastas veterinárias possuem sabores como frango, carne ou peixe, ajudando no condicionamento positivo durante a escovação.

Portanto, jamais deve-se usar pastas-de-dentes humanas em cães e gatos.

A melhor escovação

O melhor jeito de realizar o controle de placa bacteriana é a escovação dentária diária, com ação mecânica das cerdas, ou de uma gaze, sobre os dentes. O uso da pasta-de-dentes é uma excelente alternativa para aumentar a eficácia da escovação, porém, não é o item mais importante e, na sua ausência, a escovação deve ser realizada da mesma maneira.

Com estas dicas, agora fica fácil cuidar do seu amigão !!!

Prof.Dr Marco Antonio Leon-Roman
Diretor ABOV

 

 
Associação Brasileira de Odontologia Veterinária (ABOV) Gestão 2015-2017